Passaram por aqui

segunda-feira, 11 de abril de 2011

OLHA PRA FRENTE!

Mirian Montanari Grüdtner

Durante as últimas férias, realizei um sonho que me perseguia havia tempo: surfar. Um instrutor foi designado pra me orientar sobre as regras, na areia. Depois treinamos a sequência de movimentos em águas calmas e finalmente fomos para o mar.

O instrutor orientava: “Mirian, atenção! Uma onda boa vem a caminho. Deite-se na prancha e reme (com os braços). Assim que a onda vier, aguarde-a bater nos seus pés. Então, reme muito rápido, puxe a perna direita e apóie o dedão na prancha. Braços flexionados ao lado do peito apoiados na prancha, puxe a perna esquerda e levante-se, mantendo os braços na posição correta e os olhos pra frente.”

Quantos comandos ao mesmo tempo! Eu me concentrava, esperava a onda bater, então remava muito rápido pra pegar o melhor da onda, ajeitava-me na posição correta e tentava me levantar. Porém mal conseguia me equilibrar na prancha. Então vinha o treinador: “Mirian, você se esqueceu de olhar pra frente. Estava olhando para a prancha. Tem que olhar para a direção em que vai seguir: pra frente.” E durante as minhas tentativas de ora quase ficar em pé, ora cair, o comando se repetia: “Olhe pra frente, Mirian! 80% do seu equilíbrio na prancha depende de você olhar pra frente! Vamos lá!”

E foi assim que comecei a me equilibrar sobre a prancha – olhando sempre pra frente.

Esse fato me marcou muito, logo no início do ano, quando tenho tantos desafios a enfrentar e decisões a fazer. Se eu quiser obter vitórias durante este ano, preciso olhar prá frente, não para os lados, nem para baixo. E aqui vai a lista das dicas de como pretendo olhar prá frente neste ano de 2011:

1. Ter meu momento de comunhão com Deus a cada início de dia.

2. Não me esquecer de que quem mais torce para que eu me mantenha em pé é Deus, que chegou a morrer por mim, a fim de que eu vença.

3. Cuidar de meu corpo e de minhas percepções (alimentação, exercícios, respiração, etc), pois é o templo de Deus, e através do qual Ele me fala.

4. Agradecer a Deus por minhas vitórias diárias, como não ter esquecido onde coloquei o tíquete do estacionamento e não ter deixado o gás ligado.

5. Lembrar que Deus já me deu muitas vitórias, a despeito dos fracassos, por isso vale à pena continuar lutando.

6. Refletir nos meus relacionamentos, a misericórdia e a graça que Deus oferece a mim.

7. Seguir o exemplo divino, fazendo aqueles que eu amo saberem disso e fazer aqueles de quem discordo também saberem disso, se isso for saudável a ambos.

8. Escolher esperar mais em Deus a sucumbir à dor, à descrença e ao desânimo.

9. Treinar diariamente o contentamento, como São Paulo, para olhar o passado com aceitação e o futuro com esperança.

10. Assumir meus desafios, mesmo que eu tenha medo de não conseguir, mesmo que eu caia, mesmo que não acreditem em mim. O que importa é que vou ousar, acreditar e perseverar até conseguir me manter em pé e dizer: “Consegui!"

Um comentário: